- Área: 5600 ft²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nic Lehoux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trabalhando na área de progressivo desenvolvimento do Lago Tahoe, este conjunto de casas e residências familiares é uma reinterpretação da clássica cabana de neve. Foram projetadas para serem inteligentes, eficientes e compactas, e para interagirem ao redor dos espaços sociais que aproveitam as impressionantes vistas das pistas de esqui e de Carson Range.
Ao considerar os ideias de equilíbrio entre o trabalho, a vida pessoal, e as necessidades de um comprador moderno e amante da tecnologia, projetamos um conjunto de residências que desafiam os conceitos da tradicional cabana de montanha. Apesar dos materiais serem facilmente encontrados nos retiros convencionais, madeira, vidro e pedra natural, nessas novas casas foram utilizados muitos elementos modernizados para gerar uma residência contemporânea com uma forte conexão com a natureza vernacular.
Localizada em uma densa floresta de pinheiros e abeto, dois tipos de residências e casas conformam a borda de uma pista de esqui dividida. Aproveitando a vida ao ar livre com acesso direto ao esqui, caminhada e ciclismo, as seis unidades familiares e as onze casas enfatizam a vida saudável e a proteção com meio ambiente (como demonstra-se no projeto LEED for Homes) em termos visuais e materiais.
Ao entrar nas residências pelo pavimento superior, os usuários se vêem atraídos por um mundo elevado, com impressionantes vistas de Martis Valley e Carson Range. Grandes extensões de vidro oferecem uma conexão visual e física ao ar livre, banhando as zonas comuns com a suave luz do norte durante todo o dia e demarcando as vistas ensolaradas da Serra Nevada à noite. O dormitório principal, imerso na luz do sol através de três paredes externas de vidro, flutua sobre a pista de esqui, criando a sensação de estar sobre as árvores.
As casas são compactas e eficientes, descendo pela ladeira da montanha e seguindo a curva da pista de esqui. Os volumes simples de cobertura inclinada são deslocados vertical e horizontalmente, permitindo privacidade e uma sensação de distância entre as unidades vizinhas. As áreas utilitárias e de armazenamento foram organizadas ao longo de paredes contínuas, enquanto as as beliches deslizam em espaços intersticiais para acomodar o transbordamento sazonal. Um poço de luz de pé-direito duplo esculpido entre os edifícios atrai a luz do sol para dentro das unidades, criando uma conexão adicional com o exterior.
Estas residências e casas nas ladeiras das montanhas oferecem um respiro em relação ao mundo do trabalho, com uma ênfase no desenvolvimento responsável, ético e na promoção do desenho ecológico e sustentável.